terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiros socorros para cães e gatos - Picadas de cobra

A seguir vocês verão como lidar com isso , enfim esse texto foi retirado da www.webanimal.com.br , manteremos todos os créditos.

PICADAS DE COBRA
Em nosso país, existem 70 espécies de cobras venenosas, porém apenas algumas têm importância em termos de acidentes: jararacas, cascavéis, corais e surucucus. Os cães são picados, geralmente, na região do focinho, peito e pescoço. Isto ocorre porque o cão, muitas vezes, aproxima-se para cheirar a cobra por curiosidade. A ocorrência em gatos é rara. É importante ter noção do tipo de cobra que picou o animal, e para isso devemos conhecer os sintomas que a picada de cada cobra provoca.


Como saber se o animal foi picado?
A picada geralmente é muito dolorosa. O local pode apresentar as marcas de dentes, embora os pêlos atrapalhem muito a visualização. A região pode incha bastante e a pele tornar-se arroxeada. Os pêlos podem começar a descolar. Alguns animais podem entrar em choque se muito veneno for injetado. Nem todas as picadas de cobras venenosas podem conter uma grande quantidade de veneno, portanto, os sintomas podem variar de leves a graves. A pele poderá cair próximo ao local da picada. Um inchaço grande na região do pescoço pode causar dificuldade respiratória no animal.


Se animal for picado, o que fazer?
Independente do tipo de cobra que picou o animal, o atendimento de emergência é o mesmo. Mantenha o animal calmo e não deixe que ele se movimente muito. Encaminhe o cão ao veterinário para que ele receba o soro específico, que é o único método eficaz de combater o envenenamento. 
Você pode colocar um saco plástico com gelo sobre o local da picada, na tentativa de conter o inchaço, até chegar ao veterinário. Isso nem sempre é possível devido à dor na região. Se o animal entrar em choque, mantenha-o aquecido.
Se o seu cão está numa região onde é freqüente o aparecimento de cobras, converse com o seu veterinário e procure ter estocado em geladeira o soro específico para uso em animais (veterinário). O soro deve ser aplicado assim que for possível. Em casos de sintomas mais leves, a aplicação é subcutânea. Em casos graves, ela deve ser feita por via endovenosa (na veia). Informe-se com o veterinário da região para que ele lhe oriente como aplicar o soro e em caso de emergência.


O que você não deve fazer!
 não corte o local da picada: O veneno da jararaca, por exemplo, causa hemorragia; se você cortar o local, o sangramento se agravará;
 não faça torniquete: até pouco tempo, o torniquete era usado para evitar que o veneno se difundisse para o resto do corpo. Porém, fazendo o torniquete, a alta concentração de veneno no local da picada pode causar gangrena. Assim, NÃO se deve fazer torniquete, seja em humanos ou animais, sob o risco de gangrena no local da picada ou até a perda do membro;
 não coloque remédios caseiros sobre a picada (terra , fumo, etc..), isso só possibilitará a infecção do local e pode irritar ainda mais o ferimento.


Como eu posso saber que tipo de cobra picou meu animal?
Mesmo visualizando a cobra, para o leigo fica difícil a identificação. Mas por algumas características próprias e os sintomas, isso fica mais simples.
 JARARACA: responsável por quase 90,5% dos acidentes com cobras em humanos. Existem várias espécies que vivem em ambientes diferentes em todas as regiões do Brasil. Alcançam no máximo 2 metros.
- Sintomas do envenenamento: dor, inchaço muito evidente, manchas arroxeadas na pele e sangramento no local. Pode aparecer sangue na urina.
- Complicações: pode ocorrer gangrena, bolhas ou abscesso no local da picada; insuficiência renal aguda.

 CASCAVEL: responsável por quase 7,7% dos acidentes no homem. Chegam a medir 1,8 metros. Possui chocalho na ponta do rabo.
- Sintomas do envenenamento: (até 3 horas após o acidente) sinais neurológicos. O veneno causa alterações na visão (o animal pode andar como se estivesse tonto), dor muscular e urina avermelhada que irá se tornando mais escura com o passar do tempo.
- Complicações: insuficiência renal.

 SURUCUCU: responsável por quase 1,4% das picadas. É uma cobra grande que chega a medir 4,5 metros. É mais comum na região amazônica.
- Sintomas do envenenamento: inchaço no local, diarréia, vômito e sangramento.
 CORAL: responsáveis por menos de 0,4% dos acidentes. É difícil diferenciar as corais verdadeiras das falsas, não venenosas. Vivem escondidas em tocas e aparecem em inundações. O veneno é muito potente e pode matar em minutos.
- Sintomas do envenenamento: sinais neurológicos como dificuldade de abrir os olhos, falta de ar, dificuldade em engolir, insuficiência respiratória aguda.
Para saber mais sobre acidentes com cobras, visite o Instituto Butantã:http://www.butantan.gov.br


Que tipo de soro usar?
Em animais, utiliza-se o soro polivalente veterinário, que neutraliza os venenos de jararaca, cascavel e surucucu. A quantidade de soro usada vai depender da gravidade do envenenamento. O uso de antibióticos se faz necessário, para evitar infecções secundárias, assim como anti-inflamatórios para diminuir a dor e inchaço, e anti-hemorrágicos.
Tanto o animal como o ser humano pode sobreviver a um acidente com cobras, desde que medicados à tempo. Ninguém se torna imune ao veneno após ser picado e sobreviver, ou após receber o soro.
Evite as cobras - a limpeza é muito importante!
Combata os ratos, pois as cobras alimentam-se deles. Mantenha sempre limpos os terrenos, quintais e plantações. Deixe o lixo fora da propriedade. Coloque os sacos de ração em locais altos ou em recipientes bem fechados.


Equilíbrio Ecológico
Preserve os predadores. Emas, gansos, seriemas, gaviões, gambás e a cobra Muçurana são os predadores naturais das cobras venenosas. Conserve o meio ambiente. Desmatamentos e queimadas devem ser evitados. Além de destruir a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais, que se refugiam em paióis, celeiros ou mesmo dentro das casas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário